sábado, 27 de agosto de 2016

     

IOGA


Esta postagem foi feita com todo carinho a pedido de uma amiga, Cristiane...ela toda desesperada me pediu ajuda, queixando-se de ansiedade e inchaços pelo corpo. 


Bom, primeiramente agradeço a ela a confiança nos meus conselhos de amiga!!! Decidi começar com um pequeno texto para vocês refletirem, e vou deixar uma dica de atividade física também, a Ioga. 

Espero que a ajude um pouquinho! 

"Tudo o que vive agora; saúde física; saúde emocional; saúde financeira; relacionamentos, é a sua vida. 

Você pode mudar tudo agora; ou fazer de conta que está tudo bem... 

A Lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade." 

Siddhartha Gautama. 

Somos muitas em nós mesmas, como disse o texto: física, emocional, relacionamentos, enfim, vou postar hoje pra vocês um pouco sobre a Ioga que poderá ajudar quem estiver com ansiedade, mas lembramos que não descuidaremos das demais partes de nós!!! É só seguir o blog que terão outros temas relacionados em breve! 


Ioga - uma arma contra a ansiedade 

Não parar um minuto mesmo quando o corpo não está em movimento é um quadro de ansiedade. A mente não desacelera, e os pensamentos e preocupações vão tomando conta sem dar descanso. Para enfrentar esse problema comum da modernidade já é comum os médicos sugerirem um remédio bem longe da alopatia: a ioga.

O psiquiatra do Instituto Sinapse, de Campinas, Frederico Augusto Marcondes Facchini, ressalta que a técnica indiana é capaz de melhorar o quadro de ansiedade por ser uma oportunidade de desacelerar a mente.

“A ansiedade gera sintomas de sofrimento, como a dificuldade para lidar com espera, irritabilidade, tremores, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo”, enumera o especialista. Daí a explicação para as famosas dores de cabeça, nas costas, a gastrite e outros tantos males provenientes da agitação sem fim.

De acordo com a professora Ângela Roberta Grizzo, de Jaú, a mente tende a ter pensamentos que oscilam entre o passado e o futuro, favorecendo o desgaste energético e cansaço do corpo. “Por meio da prática da ioga a pessoa é estimulada a modificar a respiração e a se concentrar somente no corpo e no presente, fazendo com que as preocupações sejam esquecidas”, afirma a profissional, formada pelo Instituto de Yoga Narayana e com especialização na Índia.

E é justamente no aprendizado de controlar a respiração com a ioga que está o segredo para combater a ansiedade. “No processo respiratório há uma questão física, que é a parte do movimento dos músculos, e uma questão bioquímica, que é a oxigenação do sangue dos tecidos. Com a ioga você consegue trabalhar e equilibrar as duas partes”, revela o professor da academia A! Body Tech, no Rio de Janeiro, Ricardo Raposo. Ele complementa: “O excesso de pensamentos e preocupações pode travar o corpo”.

Boa notícia para quem teme que a correria diária seja um empecilho para a prática: é possível levar a ioga para o ambiente de trabalho ou para situações do dia a dia e, assim, lidar melhor com o estresse. O professor Isaias Lemes Vieira Junior, da academia Bio Ritmo, de São Paulo, explica: com técnicas da Yoga Nidra (uma modalidade da prática), é possível trabalhar o relaxamento induzido, que tem como objetivo manter a pessoa concentrada, calma e presente.

“É possível utilizá-las em algum momento do dia onde se tenha um ambiente tranquilo, que permita a mentalização de paisagens, cores, sons ou cheiros, levando a mente a concentrar-se em algo diferente de um ambiente hostil”, ensina.

Meninas era isso que queria sugerir por hoje! Um ótimo fimal de semana a todas e boa Ioga!!!

























































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