domingo, 18 de setembro de 2016





MEMÓRIA MUSCULAR, O QUE É?



Boa noite a todas as leitoras! O tema de hoje nos remete à recompensa de treinar sempre, e saber que vale a pena investir, pois as marcas positivas ficarão para sempre, nosso esforço não será em vão.

Sabe aquela sensação de quanto mais você treina, mas resultado você obtêm, mesmo depois de passar um período sem o treino? Então, estudos revelam que isso acontece pelo que estão chamando de memória muscular. Não é a toa que sempre quando voltamos a treinar depois de um período de pausa, temos a sensação que ficou mais fácil ou mais rápido voltar a forma física de antes. Outros fatores também podem estar associadas às melhorias no resultado, como consciência muscular, ou seja, habilidade de treinar o músculo com mais precisão, carga já definida e conhecida anteriormente para um melhor resultado, treino mais efetivo já que não será mais o primeiro contato que será feito no treino, etapa já sanada.

Depois de ler esta matéria, não fique mais por ai sentindo-se chateado em perder toda a massa muscular que você demorou meses para adquirir, e nem pensando que foi tudo em vão, nas pausas que você tiver que fazer dos treinos por motivos de viagem, trabalho e outros compromissos pessoais.


QUER SABER COMO TUDO ACONTECE?

Sempre que você aumenta o ritmo dos treinos, exigindo cada vez mais do corpo, as células precisam trabalhar mais para tentar manter o corpo bem durante o treino. O músculo precisa de mais nutrientes e, principalmente, mais oxigênio para trabalhar e é nesse momento que novas células começam a ser criadas. São os miócitos, nossas células musculares.

São essas células que nos ajudam a ganhar cada vez mais massa muscular e fornecem o aporte de nutrientes necessários para que o músculo possa se desenvolver. Quando paramos os treinos a nossa massa muscular diminui, mas a quantidade de miócitos continua a mesma, por muitos e muitos anos. É exatamente a isso que damos o nome de memória celular e é por causa dela que quando voltamos a treinar, ganhamos hipertrofia de maneira mais rápida.

Segue abaixo ilustração das fibras com as células miócitos:








Infelizmente ainda não podemos extrapolar este conceito feito com camundongos para seres humanos, mas tudo indica que tais mecanismos também serão comprovados em nós.

Por isso, comece a malhar o mais breve possível, você terá certeza que colherá os frutos do seu esforço não só no momento atual, pense também no seu futuro, na sua velhice. Você colherá mais frutos. Pense que mesmo depois de anos parados, sem nenhum tipo de exercício, é possível conseguir melhores resultados nas academias do que um jovem iniciante. Prepara-se para o seu futuro e comece agora, e vamos treinar!!!



Referências: site Musculação.net; Malhar Bem; Dicas do Doutor

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