sexta-feira, 23 de setembro de 2016



MINDFULNESS



O tema de hoje será um complemento para aqueles que buscam o equilíbrio do seu eu fisico, mental e espiritual. Acredito muito na tríade corpo, mente e espirito, e se todas estas partes estiverem equilibradas, os resultados na sua saúde serão visiveis também na sua aparência e disposição. 

Alguém já ouviu falar em Mindfulness??? Nada mais é que atenção plena, consciência plena, ou seja, é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não-julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

Apesar de ser inspirado no budismo, o mindfulness tem sido amplamente estudado pela comunidade científica como ferramenta terapêutica e os seus benefícios, tanto para a saúde física quanto mental, têm sido comprovados. Estudo da Universidade Carnegie Mellon, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que a meditação mindfulness aumenta a atividade pré-frontal do cérebro e desabilita a resposta biológica ao estresse, reduzindo o risco e a gravidade de doenças relacionadas, como depressão e cardiopatias.

Experimente reservar de 10 a 20 minutos por dia para a prática. Sente-se de forma confortável, em um lugar calmo, repire normalmente e foque a sua atenção nas sensações do seu corpo. Se a mente vagar, traga a atenção de volta à sua respiração. O próximo passo é mentalizar o “aqui e agora” em cada atividade que realizar durante o seu dia, sem pensar no passado ou no futuro.

A psicóloga Kelma Medrado foi atraída para a técnica pela curiosidade e notou uma grande diferença não só em seu dia a dia, mas principalmente em sua visão de mundo. “Fiquei mais relaxada, me irrito menos, tenho mais autorregulação emocional e maior gentileza com os meus limites e com os limites dos outros. Tomei consciência da forma como eu processo as coisas. Isso me ajuda a não cair nos mesmos erros”, comenta.

Se você acredita também que o estresse do dia a dia, muitas das vezes nos impedem de termos uma vida plena, pratique, leia sobre esse assunto, poderá ajudar a você, encontrar o equilíbrio, evitando lixos tóxicos que somos todos os dias bombardeados e que se não estivermos preparados da forma como lidamos com tudo isso, não conseguiremos resultados também em nenhum campo da nossa vida. E se queremos ser pessoas de sucesso, aconselho a prestar mais atenção nisso! Uma boa noite a todas!


Referências: Wikipedia, Google Academico, site Iniciativa Mindfulness, Jornal O Tempo.

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