quinta-feira, 1 de setembro de 2016






MUSCULAÇÃO E ATIVIDADE AERÓBICA: PODE?



Boa noite amigas!!! E aí vem aquela dúvida...Será que posso fazer atividade aeróbica quando quero ganhar massa muscular? Então, depois de ler muito a respeito deste assunto, a resposta é sim, pode sim fazer o seu aeróbico. Mas se a intenção é atingir maior ganho de massa magra, melhor não exagerar no aeróbico, siga um treino de 45 minutos e lembre-se sempre de ter também um bom aporte nutricional, que será fundamental para você obter os seus tão desejados resultados.

Faça uma combinação de treino de força e fôlego, o que pode te trazer um excelente resultado. Não pense que a corrida irá trazer prejuízos por exemplo na hipertrofia (treino que busca aumentar a massa muscular), ela irá complementar a musculação.

Apesar de ser cientificamente comprovado que as proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durantes os exercícios aeróbicos, ninguém permanece constantemente quebrando e reconstruindo tecido muscular. É provável que o praticante de musculação perca um pouco de músculo ao fazer treino cardiorrespiratório em excesso, pois este exagero acelera o lado catabólico.

Ao se praticar cronicamente uma atividade aeróbica, o intervalo entre os exercícios de hipertrofia na musculação apresentarão uma recuperação mais otimizada, sendo fornecido mais energia à musculatura que será trabalhada e melhor é a remoção da acidez local, que induz a fadiga muscular, propiciando ao atleta um trabalho muscular mais eficiente e com maior sobrecarga, estimulando ainda mais a hipertrofia muscular.

Aeróbicos antes ou depois da musculação?


O ideal é realizar o aeróbico em um período do dia diferente da musculação. Se houver impossibilidade, deve ser feito após o treinamento de resistência (musculação), já que a realização do aeróbico antes da musculação irá reduzir o glicogênio muscular e aumentar a acidez local que são causas de fadiga.

Mas se o seu objetivo e perda de peso, deve primeiro fazer o treino de musculação, pois assim, o organismo utilizará os carboidratos como principal fonte de energia, diminuindo as reservas de carboidratos. Quando iniciar a parte aeróbica, queimará gordura mais rapidamente.

Continuando com a hipertrofia o ideal é realizar a atividade aeróbica três vezes por semana, em torno de 20 minutos de treino aeróbico, não excedendo 30 minutos de atividade, imediatamente após a musculação.

Lembrando que a pratica esportiva é excelente não só para parte física, como mental também. Mas antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível a visita a um profissional especializado para analisar de perto o paciente e indicar com precisão o que deve ser feito. Procure sempre um médico e nutricionista esportivo.


Referências: site Treino Mestre, Nutrição sadia.

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