terça-feira, 18 de outubro de 2016



INTESTINO, O SOBERANO


CONHEÇA O INTESTINO




Boa noite as leitoras! O tema de hoje, o seu intestino. Você tem cuidado bem do seu intestino? Ou você é daquelas que só se lembra que tem um intestino quando ele te dá  sinais que as coisas não andam bem, não funciona no dia a dia? Se a resposta for sim, reveja seus conceitos, porque se devemos nos preocupar com o que ingerimos na nossa alimentação, da mesma forma devemos nos preocupar se colocamos  para fora os resíduos  através das fezes em períodos regulares e satisfatórios.

Se temos já uma boa alimentação, precisamos que os nutrientes sejam absorvidos de forma adequada para o nosso corpo, bem como a água que bebemos, e esse é o trabalho do intestino. 

É no intestino onde ocorre a troca do meio externo com o nosso corpo, se você se preocupa com uma boa alimentação, já está no caminho certo, porque uma coisa está ligada a outra. Não existe intestino saudável se sua alimentação é cheia de açucares, e industrializados. A perfeita função da barreira intestinal e da microbiota são requisitos para a saúde e bem-estar. Você já deve ter se deparado com algumas pessoas chamando o seu intestino de segundo cérebro, e não é a toa, ele é responsável pela produção da serotonina, que é um hormônio que atua no nosso humor, sono e intelecto.

Quando nascemos nosso trato gastrointestinal é estéril, com os anos e a  forma que conduzimos as nossas vidas vai se formando uma microflora intestinal, de acordo com a nossa alimentação, uso de antibióticos, dieta, idade.
Pesquisas comprovam que 95% de todas as  doenças tem início bem aí neste órgão de eliminação. Fique atenta, um intestino saudável deve te levar ao banheiro de 2 a 3 vezes ao dia. O desequilíbrio bacteriano leva ao aparecimento de diversas doenças como a síndrome do intestino irritável, inflamação intestinal, câncer no cólon, gastroenterite e disbiose.


ALGUNS CUIDADOS PARA SE TER UMA BOA SAÚDE INTESTINAL





Como já dito, a alimentação é fundamental se você quer ter um intestino saudável. Dieta inadequada cheia de açúcares, estresse, poluição ambiental, ou mau funcionamento do sistema imunológico, causam um desequilibrio biologico, com o crescimento desordenado de bacterias, fungos e outros invasores, daí podem aparecer doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. É preciso então uma mudança de padrões, uma boa alimentação, ficar longe do estresse, poluição, e pensamentos negativos que influenciam a saúde deste órgão.

Já que a alimentação é tão determinante para o intestino saudável, as folhas verdes, o suco detox e as fibras, vão trazer os benefícios que precisamos.
E evitar ao máximo produtos industrializados, açúcares, pães, massas, refrigerantes, farinhas e cereais refinados.


PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS



Os prebióticos podemos encontrá-los em alimentos de origem vegetal como cebolas, alhos, tomates, bananas, cevadas, aveias, trigos, mel, chicória, aspargos e alcachofra.

Os probiótiocos também são aliados do trato intestinal, e podem regular até o transito intestinal, são ricos em microorganismos vivos que são extremamente benéficos à nossa microbiota do sistema digestivo. Um exemplo é o kefir;




KEFIR





É uma opção de probiótico, derivado da fermentação do leite ou outras opções, e possui bactérias encontradas somente neles, como o Lactobacillus caucasus, leuconostoc e espécies de acetobacter e streptococcus, além de algumas leveduras benéficas que dominam, controlam e eliminam as leveduras prejudiciais presentes no organismo.

Esta é uma boa opção para regular o intestino!



SEGUEM ALGUNS ALIMENTOS ALIADOS DO INTESTINO



  • FEIJÃO
  • KIWI
  • BATATA DOCE
  • MIX DE NUTS (AMENDOAS, NOZES, CASTANHAS)
  • PERA
  • BRÓCOLIS
  • AMEIXA-PRETA




Espero ter contribuído com estas informações... e viva um caso de amor com o seu intestino!!!





Referencias bibliográficas: Google academico. site UNIFESP/EPM, IPEMED

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