sábado, 8 de outubro de 2016



OS PILARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL



Boa tarde de sábado a todas as leitoras! Fiquei feliz em saber que este blog está atingindo também outros países, como França, Canadá, Russia e demais, é um incentivo a mais para continuarmos conversando sobre alguns temas relevantes para a vida. 

Para começar o assunto de hoje, irei recordar que este tema ainda insistirei nele, vou falar novamente da tríade que acredito muito, que é estar bem com o corpo, mente e espírito. Li esta semana alguns posts falando sobre a influencia da desnutrição, intoxicação e conflito emocional na conexão com doenças graves como o câncer. Então peguei alguns autores que também defendem a tríade da qualidade de vida e postei pra vocês, espero que gostem!

Para quem se preocupa com a qualidade de vida sabe que ter saúde é a base para uma vida melhor. E saúde não significa apenas ausência de doenças. É também o seu bem estar físico, mental e social. Na vida moderna existem muitos fatores que contribuem para o surgimento de doenças. Entre eles destacamos o sedentarismo, a alimentação inadequada, qualidade do sono e estresse e modulação hormonal.

Para alcançarmos sucesso na nossa decisão de obter novos hábitos e estilo de vida, aqui fica algumas dicas:

Seja realista - faça pequenas mudanças no decorrer do tempo quanto ao que come e ao nível de atividade física que pratica. além do mais pequenos saltos funcionam mais que grandes saltos.

Seja aventureiro - amplie seus gostos para experimentar uma variedades de alimentos.

Seja flexível - vá em frente e equilibre a sua alimentação com a atividade física, busque informações em fontes seguras e gerencie seus hábitos.

Seja sensível - aprecie os melhores alimentos para a sua saúde, fazendo seu uso com moderação.

Seja ativo - ande com o seu cão, não olhe apenas o cão andar. Vá a pé até a feira, ao supermercado.

Beba muita água - a boa saúde é reflexo de uma alimentação saudável. Não sabe a quantidade de água que você deve ingerir por dia? Simples faça o exame de bioimpedância que te dará a quantidade personalizada para você.


QUE SEU REMÉDIO SEJA O SEU ALIMENTO, E QUE SEU ALIMENTO SEJA O SEU REMÉDIO




Hipócrates já sabia muito bem como funciona o metabolismo do nosso corpo. Hoje em dia todos sabem se alimentar de forma saudável, mas poucos aceitam passar por uma mudança de hábitos que gerem uma reeducação alimentar. Com uma alimentação saudável você consegue benefícios como um intestino também saudável, pre-requisito para uma vida saudável, já que este está intimamente ligado como uma área de troca com o meio externo.


ATIVIDADE FÍSICA, COMPLEMENTO DE UMA VIDA SAUDÁVEL




A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção dos problemas trazidos pelo sedentarismo e permite a sensação de prazer diminuindo os sentimentos de depressão e ansiedade.

Os exercícios devem ser aeróbicos e também anaeróbicos.Primeiramente, eles estão ligados ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente e ambos podem ter qualquer tipo de intensidade, a escolha não interfere o modo no qual você praticará, mas sim como fará. Quando falamos de exercícios aeróbicos, estamos querendo dizer que o oxigênio é o fator principal. É um estimulador da função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também do metabolismo, uma vez que aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia do músculo a partir do consumo do oxigênio. Se você está precisando deste tipo de prática, a caminhada (desde que seja mais de meia hora), corrida, pedalada, natação e a dança são tipos de exercícios que utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo e a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade! Uma simples caminhada ao ar livre não significa necessariamente que você está praticando um exercício físico, mas pode trazer benefícios consideráveis para quem está procurando algo que o tire do sedentarismo. A atividade física acontece quando nossas ações corporais resultam em um gasto calórico acima do obtido com o repouso, como uma simples subida de escada. Já o exercício físico é o resultado de movimentos executados de forma planejada, com determinada duração, frequência e intensidade para que seja alcançado o objetivo almejado.


Já o exercício anaeróbico é aquele que utiliza uma forma de energia que não depende do uso de oxigênio, e é feito com alta intensidade e curta duração, diferentemente do aeróbico. Exemplos de exercícios anaeróbicos são corridas de cem metros rasos, saltos, arremesso de peso, bem como exercícios de força ou resistidos, como a musculação.


SONO E ESTRESSE, UM EQUILÍBRIO


A qualidade do sono está intimamente ligado a qualidade de vida de uma pessoa. Pessoas que dormem mal, tem efeitos metabólicos que causam serias consequências. Então procure dormir melhor. Podemos seguir algumas dicas para se ter uma boa noite de sono. A alimentação é uma das responsáveis para ter um bom relaxamento durante o sono, alimentos como a banana, aveia, mel, arroz integral sem glúten, ovo, salmão, maracujá, couve e alface são indicados, por apresentarem propriedades que ajudam a ter uma boa noite de sono.


Mas se você é uma daquelas pessoas que tem uma vida estressante e acha que alimentos deste tipo não irá lhe trazer resultados, procure ter um hobbie, isso mesmo, faça uma atividade de que de prazer, que você goste e se sinta bem. Pode ser Yoga, Tai Chi Chuan, meditação, exercício de respiração, dança de salão, pintura ou qualquer outra atividade que “te desligue” dos problemas por algumas horas, mas deem uma atenção especial à meditação. E se nada disso ainda resolveu, existem suplementos como a glutamina, porém você deve procurar orientação com o seu médico para que ele te indique a forma de tratar o seu estresse.


Para você esquecer dos problemas, estresse e relaxar o próprio corpo, tente ao chegar em sua casa, inicie com uma música, sempre na hora que você estiver indo para a sua casa, e ela deve ser calma e baixa (escolha uma que você goste e te tranquilize, de preferência), falando “esta música é o início do meu relaxamento”. Tome um banho quente quando chegar em seu lar, e repita as mesmas palavras, só que mude o foco: “este banho é meu relaxamento”. Prepare um chá de hibisco (ou qualquer outro da sua preferência que tenha poderes calmantes) e repita as mesmas palavras, até a hora em que você for se deitar, e faça do seu quarto um lugar tranquilo e relaxante, sempre com as luzes apagadas, aconchegante e pronto para o seu descanso. Evite sim luzes acessas, até mesmo aquelas dos aparelhos ligados na tomada, elas impedem que seu corpo entenda que já é noite e libere a melatonina, esse hormônio que reconstitui o nosso corpo durante a noite.


MODULAÇÃO HORMONAL




Esse tema é bastante polêmico, aqui vamos falar de hormônios bioidenticos, são hormônios que possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo, apesar de fabricados em laboratório.Nada de pensar em hormônios sintéticos, que não são recomendados a ninguém e que te trarão prejuízos irreversíveis.


Com o envelhecimento as taxas hormonais caem. Temos na fase de declínio hormonal a tireopausa, eletropausa, melatopausa, adrenopausa, andropausa, menopausa e somatopausa.


Algumas pesquisas têm mostrado que o Hormônio do Crescimento tem a capacidade de reverter algumas interações do envelhecimento, como fazer os cabelos voltarem a crescer quando não há uma causa genética preponderante, revitalizar a pele, diminuir as rugas e a flacidez da pele, tornar as unhas brilhantes e resistentes, recuperar a musculatura, fazer desaparecer a massa gordurosa excedente, inclusive a gordura visceral e a esteatose hepática, diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), além de corrigir a osteoporose, melhorar os ligamentos, articulações, libido, desempenho sexual, sono, humor e memória. Mas para fazer todo esse processo é preciso procurar um bom médico, que irá trabalhar o seu corpo de acordo com suas necessidades, e fuja destes conselhos de academia que tomar hormônios ira te trazer músculos e um corpo definido. Para se obter resultado você deverá optar por uma vida saudável, uma alimentação limpa, praticar muita atividade física e ter um bom descanso e boa qualidade de sono.

Hoje era isso que queria deixar pra vocês! espero que eu tenha contribuído um pouquinho com estas informações!





Referências bibliográficas: Alimentação saudável, Atividade física e Qualidade de vida de Roberto Vilarta; site saudesporte; Os quatro pilares de uma vida saudável; Google academico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário