sábado, 5 de novembro de 2016



LIBERAÇÃO MIOFASCIAL


Boa tarde às leitoras! Hoje o assunto é a liberação miofascial. O que é liberação miofascial? Vamos pegar ao pé da letra mio (músculo), fascia (tecido conectivo). Este método consiste na liberação muscular de alguns pontos do nosso corpo, através da aplicação da pressão, seja ela com as mãos ou usando um rolo ou outros acessórios.

 A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, que permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. A proposta é fazer pressão em alguns pontos do nosso corpo, amassá-los, buscando uma liberdade maior entre o músculo e a fáscia.

Vocês já devem ter observado que algumas pessoas usam "rolos de pizza" para massagear seu corpo, e é isso mesmo, esta técnica previne lesões e alívio das  dores musculares quando treinamos intensamente.

Todo e qualquer traumatismo fica registrado a nível celular levando as células e os tecidos a entrarem em disfunção e alteração de funcionamento, dando origem (muitas vezes só anos mais tarde) a problemas de saúde variados.

As emoções vividas ao longa da vida acabam sendo somatizadas nas células e tecidos levando-os a alterarem o seu funcionamento.

A liberação Miofascial é uma terapia que através de um toque suave liberta tensões, emoções e somatizações existentes e acumuladas nos tecidos, desmemorizando os tecidos e as células das suas memórias, traumatismos, tensões e somatizações acumulados ao longo da vida.

Atletas de elite usam essas técnicas antes das competições, garantindo o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, melhorando a coordenação, flexibilidade e a força muscular, evitando assim o aparecimento de lesões.

Independente do esporte que você vai praticar, procure ofertar o máximo de conforto e segurança, deixando os músculos sempre livres de impedimentos  ou dores, através desta liberação miofascial. Proteja-se sempre e fique livre de lesões.

A terapia da liberação Miofascial pode ser benéfica para indivíduos sofrendo de dor nas costas, fibromialgia, ombro congelado, artrites reumáticas, síndrome do túnel do carpo, dores de cabeça e ferimentos de whiplash, algias vertebrais, disfunções da ATM, síndrome da fadiga crônica, problemas posturais, disfunções vicerais, lesões desportivas. 

Personal trainers têm incorporado estes exercícios para relaxamento dos tecidos moles na rotina dos clientes utilizando os seguintes acessórios para exercícios: Poz-A-Balls, Bolas de Terapia Fitball, Cilindros de Espuma e Bolsas de Shiatsu. E tem-se tido resultados bastante positivos.


Abaixo ilustrações de acessórios para a prática da liberação miofascial:



BOLA-POZ-A



CILINDRO DE ESPUMA 









ALGUNS CUIDADOS AO REALIZAR A LIBERAÇÃO MIOFASCIAL:

Tenha certeza de ter bastante espaço no chão para os alongamentos e rolar sobre as bolas ou cilindros de espuma.

Beba água depois de praticar os exercícios de alongamento de liberação miofascial.

Não use Bolas-Poz-A, bolas de terapia Fitball ou cilindros de espuma em sua coluna se você tem sido diagnosticado com Osteoporose ou Osteopina.

Tendo em mãos estas informações agora é preciso colocá-las em prática, se você não tiver um profissional para ajudá-lo, você mesmo pode adquirir alguns destes acessórios e colocar em prática esta técnica que irá ajudar muito no seu relaxamento e  treinamento muscular. 


Espero ter contribuído e bom final de semana a todas!








Referências bibliográficas: site Aldeia Crossfit, Google Acadêmico, Terapia Manual Princípios e técnicas, site Espaço 4life,  site José Carlos Santiago Curador e facilitador



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