sábado, 3 de dezembro de 2016



NEURÓBICA,
 ENTENDA COMO ATIVAR SEU CÉREBRO!


Boa noite de sábado! Quem é que nunca preferiu realizar as tarefas de forma rotineira para ser mais ágil no seu dia a dia? E assim, passamos pelos mesmos caminhos ao ir pro trabalho, cultivamos nossos rituais repetitivos ao acordar, planejamos e repetimos nossa rotina diária continuadamente da mesma forma. Mas você sabia que assim, nós deixamos nosso cérebro acomodado, preguiçoso e ao longo dos anos vamos o limitando?

Essa maneira que encontramos de economizar tempo e reduzir esforços, o cérebro vai diminuindo a capacidade de formar novas sinapses, e ainda corre-se o risco de perder as antigas. A proposta então é praticar exercícios cerebrais, para que os neurônios possam funcionar adequadamente criando novas conexões e preservando as existentes.

Estudos mostram que o nosso cérebro é capaz de crescer e mudar os padrões de conexões até a morte, mas para isso é necessário não só realizar novas tarefas na nossa rotina, como também fazer de forma diferente o que já realizamos diariamente.

Segundo Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), tem-se a velha máxima: cérebro "use-o ou perca-o." Assim como a atividade física ajuda a melhorar os músculos do nosso corpo, os exercícios cerebrais chamados neuróbicos ajudam a melhorar a capacidade cerebral. Apesar do cérebro envelhecer, ele ainda continua com a capacidade de crescer, adaptar-se, mudar padrões e conexões.

Mas o que é essa neuróbica? O nome já é bastante sugestivo, neuróbica é um conjunto de atividades que necessitam mobilizar extensas áreas do córtex cerebral para serem realizadas. São vários os exercícios que podemos fazer para se ter os benefícios de um cérebro sempre saudável, mas é importante estar usando aqueles que ativem o tato, paladar, olfato, visão e audição, além do sentido emocional.

A neuróbica praticada de forma equilibrada, ajuda na qualidade de vida e longevidade do indivíduo, além de combater o estresse. Vamos então aprender na prática como se beneficiar desta atividade:


ALGUNS EXERCÍCIOS QUE PODEMOS PRATICAR PARA UMA BOA NEURÓBICA:






Experimente:

1- Use o relógio de pulso no braço direito

2- Ande pela casa de trás para frente

3- Vista-se de olhos fechados

4- Veja as horas num espelho

5- Troque o mouse do computador de lado

6- Escove os dentes utilizando as duas mãos

7- Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual

8- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro

9- Faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?


Tenha mais qualidade de vida, pratique esportes, pratique neuróbica e boa saúde cerebral!


Bom final de semana a todos!



Referencias:



http://metodosupera.com.br/artigos-sobre-o-cerebro/neurobica-combate-o-estresse/

http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/118661/chelles_rcf_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y


http://repositorio.unesp.br/handle/11449/136491

http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136491/000860473.pdf?sequence=1&isAllowed=y

http://publicase.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/15064

http://repositoriodigital.academica.mx/jspui/handle/987654321/403005







Um comentário:

  1. Neuróbica, interessante. Sempre faço muitas tarefas rotineiras usando a mão esquerda, além de exercicitar o cérebro, é uma quebra de paradigmas. Curti esse tópico .parabéns

    ResponderExcluir