quarta-feira, 21 de dezembro de 2016




VITAMINA D


Boa tarde ensolarada desta quarta-feira. Hoje 21/12 começa oficialmente o verão brasileiro! O verão é um período esperado por muitos, lembra sol, energia, praia, piscina, vigor, vida! A  luz solar exerce um grande poder sobre nós. Os dias são mais bonitos, e ainda contribuem para dar mais disposição na hora de praticar atividade física, desde corridas, caminhadas ou outros exercícios. Um tempo de respirar novos ares e oxigenar o corpo. É hora de planejar momentos que nos tragam mais felicidade, e bem-estar para o corpo, mente e espírito.


É exatamente neste período que nós lembramos dele, o sol, e é também uma grande oportunidade de repormos nossos níveis de vitamina D. O sol é o maior imunoprotetor biológico que a natureza nos oferece, e é através dele que este hormônio (vitamina D) se transforma em inúmeros benefícios para o nosso corpo, principalmente para a pele. Ela é responsável pelo controle das doenças autoimunes, e é se expondo ao sol que repomos os níveis de vitamina D que nosso corpo necessita. Além disso, ela atua na manutenção do tecido ósseo, no auxílio à secreção e produção hormonal,  e como já dito no sistema imunológico, além de prevenir doenças como psoríase, doenças cardíacas, depressão, insônia, artrite, fibromialgia, autismo, diabetes, e outras enfermidades.  

Ao menos uma vez ao dia, de preferência de 11h às 16h, exponha-se ao sol por 10 minutos, deve-se respeitar esse horário devido à angulação do sol. Importante lembrar que não se deve passar protetor solar nesse período. A falta ou deficiência de vitamina D está relacionada com diversos tipos de doenças. Aproveite esses minutinhos no sol e aproveite o seu dia! Aproveite a vida! Afinal é verão!!!

Mas para aqueles que não se dispõem de tempo ou possuem alguma restrição aos raios solares, existe a suplementação de vitamina D. Procure o seu médico, que ele irá adequar a dose certa pra você e outras vitaminas que devem ser ingeridas para complementarem os seus benefícios. O importante é não deixar de repor essa substância, pois ela é extremamente necessária para nós!






Deixo um link de uma reportagem sobre o sol e seus benefícios: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário