sábado, 28 de janeiro de 2017


EQUILÍBRIO ÁCIDO X ALCALINO


Boa tarde de sábado...semana cumprida! O assunto hoje, iremos falar um pouco sobre os alimentos ácidos e alcalinos, e como eles influenciam a nossa saúde. Quando falamos em alimentos ácidos e alcalinos, temos que ter em mente que é preciso o equilíbrio do consumo destes alimentos. Eles vão determinar o Ph do nosso corpo. Este assunto é para identificar se o Ph do seu corpo esta muito abaixo do normal, ou se você está com sintomas de acidose, e não para que você exclua os alimentos ácidos de sua dieta. É preciso ponderar, caso você consuma mais alimentos ácidos nas suas refeições, você deverá se alimentar de alcalinos, é preciso equilibrar a situação.

O corpo muito ácido, leva a pessoa a sentir mais cansada, ansiosa, com insônia, danificam os rins, contribuem com doenças como osteoporose e obesidade. O assunto é complexo, exige conhecimentos de bioquímico, por isso vamos identificar apenas se não estamos com o nosso organismo muito ácido, já que a alimentação atual está recheada de açucar e industrializados. Por exemplo, o refrigerante é extremamente ácido, é necessário cerca de 30 copos de água para neutralizar o Ph novamente. 

Existe a acidose (excesso de acidez) mas também a alcalose (excesso de alcalinidade, quando o Ph é maior que 7), por isso insisto no equilíbrio da ingesta desses alimentos. Precisamos ficar atentos a este tipo de situação, pois nossa alimentação é a chave para a saúde em perfeito estado, salvo pessoas que se alimentam bem e tem o intestino regular, onde o próprio corpo é capaz de fazer reajustes caso haja um desequilíbrio no Ph. Preocupante é para quem não tem uma vida saudável, que já apresenta certa obesidade e por conta de muito ácido na alimentação, já demonstra disposição para doenças como o câncer, osteoporose, etc. Mas tudo é possível, ainda é tempo, sem muito desespero, tente balancear as refeições com verduras, frutas e água alcalina para dar o equilíbrio da acidez dos alimentos atuais. Busque o equilíbrio, uma nova postura com a reeducação alimentar, não tem nada proibido a não ser alguns alimentos que realmente devemos deixar de consumir.


ABAIXO TABELA DOS ALIMENTOS MAIS ÁCIDOS X ALCALINOS




A tabela acima ficou um pouco desproporcional no layout da página, mas se não for deste tamanho não tem como fazer a leitura e gostaria muito que vocês identificassem quais alimentos são mais ácidos e quais mais alcalinos, para que você equilibre a sua alimentação.


Saiba ponderar, aproveite estas informações e comece a fazer substituições nas suas refeições! Tenha um bom final de semana, um bom descanso e repense no seu estilo de vida! Ninguém veio aqui nesse planeta para ficar doente, insastifeito consigo, viemos para sermos felizes e desfrutarmos a vida com saúde!




REFERÊNCIAS:


http://repositorio.unesp.br/handle/11449/1835

file:///C:/Users/C%C3%ADntia/Downloads/3366-9794-1-PB.pdf


http://web.a.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=18061222&AN=53173070&h=9pVrkEAxjDEKw7oCV2nYUBu6zIHOgz6bpUHtV9jKLuw0GDcHtkglq72fgginFjJbr09nweUpEn3jiaUPyzPQ3g%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d18061222%26AN%3d53173070



Nenhum comentário:

Postar um comentário